O aprendizado da pandemia

Certamente a época da pandemia foi um grande problema para todas as pessoas e para a maioria dos empreendimentos no mundo inteiro, mas também durante esse período muitos aprendizados surgiram, destacando aqueles voltados para os negócios.

Percebemos que os empreendimentos tiveram que criar novas estratégias de comunicação e logística para alcançar seus clientes, houve a necessidade de rever os custos afim de reduzi-los e manter a sobrevivência num momento de baixas vendas, higiene e manutenção da estrutura precisaram ser revistos e adaptados com o intuito de seguir os protocolos sanitários estabelecidos pela lei, nas esferas federais, estaduais e municipais. Manter a equipe de funcionários alinhados com as atividades diárias e motivados também foi um grande desafio nos momentos de distanciamento e receios quanto ao risco de contaminação pelo covid-19.

Os gestores viram-se acuados em administrar empresas fechadas, e pensar planejamentos e soluções rápidas para enfrentar um mercado que se tornou estático de forma repentina, através dos decretos governamentais para o isolamento social.

Percebe se então a grande necessidade dos donos/gestores de negócios em estarem sempre preparados tecnicamente e emocionalmente para enfrentar os obstáculos que surgem no dia a dia dos seus empreendimentos.